08/02/2013

(Mais) Quadro novo no Pink Skulls!

Heeeey Guys! Tudo bem com vocês?
Novidade: Passei no técnico de teatro \õ/ (um dos motivos da minha demora no blog xD)
Mas enfim, preparados para o novo quadro? (e último da maratona kk')
Profissionais é uma das novidades que estava mais ansiosa para compartilhar com vocês! Por isso, deixei ele por último...
Uma breve descrição: Neste quadro, haverão entrevistas com profissionais, seja de qualquer área, medicina, psicologia, administração, pedagogia, entre outras que existem nesse mundo. Meu objetivo é ajudar jovens a conhecer novas profissões e saber de fato como elas são e como é o trabalho desse profissional. Então, cada post daqui terá um tema, no qual terá uma entrevista com o profissional do ramo para sabermos um pouco mais sobre seu trabalho, a faculdade e o curso.
Hoje, vamos começar com a Marina V. Aguiar, 30 anos, da Universidade Adventista de São Paulo (UNASP - EC) que cursou Letras!
Ta interessado? Venha conhecer!

01- Marina, como surgiu o seu interesse em cursar Letras?
Esse interesse surgiu quando eu cursava o segundo ano do Ensino Médio, em São Paulo, no ano de 1998. Escolher a profissão é um grande conflito no final da adolescência e este foi um momento muito marcante para mim, pois, sozinha, teria que escolher a minha futura profissão.
Meus colegas de classe estavam na mesma situação que eu e não se ouvia outro assunto em sala de aula a não ser "Qual faculdade irei fazer?", "Qual será a melhor profissão para mim?".
Eu já gostava muito das aulas de Língua Portuguesa e tive ótimos professores, acredito que esse foi o primeiro passo para a escolha desta profissão.  Então, comecei a pensar sobre fazer o curso de letras.
A princípio fiquei preocupada em lecionar, pelo fato de haver grande desinteresse da parte de alguns alunos em relação aos estudos, mas isso não me desanimou. Afinal, toda profissão tem seus espinhos!
02- Este vestibular foi difícil? Você só fez ele ou mais alguns de outras faculdades? Normalmente, o que cai nele e quais são os tipos de perguntas?
Somente fiz um vestibular em 2005, no Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP). Confesso que estava muito nervosa, mas tinha me preparado inteiramente para isso. Lembro-me que neste vestibular caiu no total 50 questões alternativas sobre conhecimentos gerais, fundamentos biblíco-cristãos (pelo fato de ser uma faculdade com princípios religiosos), língua estrangeira - inglês, língua portuguesa, matemática e redação (texto dissertativo argumentativo). 
03-As aulas na sua faculdade foram mais teóricas ou práticas?
O primeiro dia de aula na faculdade foi o mais esperado da minha vida, estava muito feliz. A faculdade era ótima, as salas de aula totalmente diferentes das que eu conhecia, os professores tinham um modo diferente de ensinar e as aulas eram divididas em teóricas e práticas.
As aulas teóricas no curso de letras eram realizadas nas salas da faculdade a partir de leituras, pesquisas e seminários sobre pensadores da língua portuguesa e estrangeira - inglês. Já as práticas eram estágios realizados nas escolas de Ensino Fundamental e médio da região. 
04- Quais disciplinas você teve? Qual era a sua preferida? E a que menos gostava?
As aulas na faculdade são semestrais. Para concluir o curso de letras realizei seis semestres de curso, para cada semestre se tem uma sequência de disciplinas. Não dá para citar todas, pois são várias. Citarei apenas as que mais gostei: psicologia, leitura e produção de texto, língua portuguesa e inglesa, teoria literária, língua e literatura latina, metodologia de pesquisa e literatura brasileira.
A disciplina que eu achava mais complicada é a famosa Produção Científica Orientada (TCC).

Se prepare para ler muito durante o curso!

05-Entre algumas opções de emprego do seu curso, o que te motivou a ser professora?

Se analisarmos bem a situação da educação nos dias atuais não há motivação para ser um profissional da educação. Mas como já disse, todas as profissões tem seus espinhos. Acredito que um professor ainda pode transmitir conhecimentos aos alunos que o buscam. 
O que me motivou e me motiva ser educadora é saber que a cada dia letivo em sala de aula eu aprendo com meus alunos as diversas formas de ver o mundo e senti-lo.
Costumo dizer que não fui eu que escolhi esta profissão, ela me escolheu para me mostrar que existe um mundo repleto de diversidade, pois ser professor é amar sem ser amado, é ensinar e aconselhar para aqueles que querem e também para os que não querem.
06- Você já se interessou em trabalhar em outro ramo, como em empresas ou editoras? Ou como tradutora?
Sim, já pensei. Editoras seria o ideal para a qualificação profissional que tenho. Mas para trabalhar como tradutora eu teria que fazer o curso de tradutor e interprete, pois somente licenciados nesta área podem trabalhar como tradutor.
07- Qual é seu maior sonho como profissional?
Que a profissão de educador seja reconhecida pelo estado, com melhores condições de trabalho para os professores, tanto na questão financeira quanto na valorização do profissional. Pois a profissão de professor é a base da sociedade que dá formação para futuros empreendedores, médicos, advogados, entre outros. E que nossa profissão seja, principalmente, reconhecida e respeitada pelos alunos e pela sociedade em geral.
08- Para quem estiver interessado em cursar Letras, que dica você dá para essas pessoas?
Para ser um profissional da educação nos dias de hoje, você deve estar ciente que enfrentará algumas dificuldades, como já citei na questão anterior. Portanto para exercer está profissão você precisa realmente querer e gostar de ser um educador.

É isso aí galera, gostaram da entrevista? Valendo sempre a dica que, para qualquer profissão, sempre temos que dar o nosso melhor.
Espero poder ter ajudado um pouco aos interessados nessa área...
E o próximo curso tratado no quadro é...Biologia!
Quem tiver interessado, mande suas perguntas através dos comentários que eu repasso para o profissional entrevistado!
Fiquem com Deus e até mais õ/

20 comentários:

  1. Gostei bastante da entrevista da Marina. Eu gosto um pouco da área de Letras, porém não é algo que escolheria para trabalhar, minha paixão mesmo é na área de Alimentos. Vou aguardar ansiosa pelo novo post desse quadro, adoro Biologia.

    Livinha's Place | http://livinhas-place.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tentarei ver se consigo alguém nesta área, e prometo te avisar! Beijos.

      Excluir
  2. Ótima entrevista, eu nem sei o que vou fazer ainda aliás falta uns 6 anos pra mim decidir mas, to pensando em Tecnologia da Informação.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hmm, quem sabe eu consigo alguém dessa área para postar aqui? ;D

      Excluir
  3. maaaas que menina criativa tu em Ju? kk adorei a entrevista!

    http://conectadas2.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. AAAAAÊ JUJUJUUJUUJU \O kkk adorei a entrevista^^

    ResponderExcluir
  5. Amei esse quadro, estou precisando mesmo dessa ajuda!! Obrigada por seguir nosso blog, agora sou sua seguidora também *-*

    http://sonhodeconsumoteen.blogspot.com
    beeijos :*

    ResponderExcluir
  6. Adorei a sua ideia de entrevistar pessoas e ajudando quem ainda tem dúvida na hora de escolher uma profissão. Bjus!!!

    galerafashion.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Muito legal o quadro ju! Entrevista bem bolada e importante para o pessoal que ainda não decidiu o que fazer da vida.
    Quando quiser falar de fisioterapia estamos aí hehe


    Obrigada pela visita lindona! #Seguindo aqui
    operacaoparis.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhhh pode deixar que irei te procurar sim! kkkk
      Tava pensando em postar sobre esta profissão um dia...Me aguarde! u.u

      Excluir
  8. Que ideia otima a sua, adorei, que delicia de entrevista,parabens!! Passa la se gostar e quiser seguir e curtir nos deixa saber que faremos o msm.Bjus

    ResponderExcluir
  9. Amei a entrevista, fez as perguntas certas! ^^

    rascunhosdecaneta.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Adorei o quadro novo, muuito legal! E vai trazer uma nova visão sobre o que é uma faculdade, para os adolescentes que estão saindo da escola! XD

    Beeijos
    www.blogmymemories.com

    ResponderExcluir
  11. Adorei esse novo quadro e gostei bastante dessa entrevista, já começou com o pé direito :D
    Beijinhos
    conversando-com-a-lua.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Que legal, ela estuda na UNASP, eu estudava no IACS (mesma rede de internatos). Adorei seu blog, realmente muito incrível, tem tudo para fazer o maior sucesso; Já estou seguindo, segue o meu também?
    www.espacegirl.com

    ResponderExcluir
  13. Nossa adorei o novo quadro, super útil para quem ainda tem dúvidas, e adorei a entrevista tbm !!

    Parabéns

    Beijos Lindonna
    Já estou seguindo

    www.rendasefuxicos.com.br

    ResponderExcluir